Lançada cerveja artesanal Templária
A cerveja artesanal Templária foi
lançada este sábado em Idanha-a-Nova, no âmbito das comemorações do
17º aniversário do Centro Cultural Raiano.
O produto foi desenvolvido por
Gildo Fortes, licenciado em marketing pela Escola Superior de
Gestão do IPCB, em Idanha-a-Nova, e por Paula Castela, na sequência
de um trabalho de campo realizado durante visitas a várias
feiras.
No ato de lançamento deste produto,
produzido em Idanha-a-Nova, o presidente da Câmara de
Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, adiantou que a cerveja Templária
deverá integrar o projeto Terras de Idanha, marca registada pela
autarquia, que engloba os produtos típicos do concelho e os coloca
à venda em mais de 200 lojas no país, no âmbito de uma estratégia
de criação de circuitos de comercialização.
Gildo Fortes conta como surgiu a ideia:
"verificámos que numa época em que o artesanato e a tradição têm
alguma importância, a cerveja fabricada artesanalmente era um
produto que faltava. Após alguma pesquisa, decidimos enveredar pela
produção".
O empresário, que investiu numa
especialização em mestre cervejeiro para apurar a receita, explica
que o intuito foi, desde logo, associar o produto a Idanha-a-Nova.
"O objetivo era que a cerveja se identificasse com a vila de
Idanha-a-Nova e aqui se enraizasse", pelo que "nada melhor que o
nome Templária", em homenagem às raízes históricas do concelho,
refere Gildo Fortes.
O próximo passo é a instalação da
microcervejaria num espaço na Zona Industrial de Idanha-a-Nova, com
o apoio da Câmara Municipal.
A produção e comercialização da
cerveja Templária arrancam em força já no segundo semestre deste
ano. "Numa primeira fase, o produto será vendido em feiras, e a
partir daí veremos qual será a aceitação para, então, partirmos
para a venda a restaurantes e outros espaços", afirma Gildo
Fortes.
A Templária é da categoria "pils" e
utiliza os quatro ingredientes essenciais de uma cerveja: água,
malte, lúpulo e levedura. Mas o segredo do sabor, cor e aroma está
na receita.