Docente lança livro sobre consumidores e marca Portugal
Sara Brito Filipe apresentou na passada
quinta-feira o livro "Marca País - A visão dos Consumidores", onde
revela dados surpreendentes sobre a relação dos consumidores
portugueses com a marca Portugal e as marcas nacionais.
A obra foi lançada perante uma sala
cheia de colegas e amigos na Escola Superior de Gestão de
Idanha-a-Nova (ESGIN), onde a autora é docente e assume a
vice-presidência da direção. Na cerimónia estiveram presentes,
entre outras entidades, o presidente do Instituto Politécnico de
Castelo Branco, Carlos Maia, o presidente da Câmara Municipal de
Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, e a diretora da ESGIN, Ana Rita
Garcia.
A apresentação do livro esteve a cargo
de Maria João Vasconcelos, especialista em gestão de marcas, para
quem o estudo realizado por Sara Brito Filipe é de grande utilidade
para todos os profissionais da comunicação que trabalham as marcas
portuguesas.
Elaborado no âmbito da tese de
doutoramento de Sara Brito Filipe, a investigação conclui, por
exemplo, que 50% dos consumidores só identificam o vinho, os
laticínios, a fruta e o calçado como os produtos que representam
Portugal e que a relação com as marcas portuguesas ainda é mais
pobre. Ao mesmo tempo, 16,5% dos inquiridos no estudo não recorda
uma única marca nacional e as marcas mais referidas correspondem às
categorias de maior investimento publicitário no semestre em que
decorreu o trabalho de campo.