Município mais próximo dos consumidores
A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova
vai constituir um Centro de Informação Autárquico ao Consumidor
(CIAC) com intervenção na área do concelho, no âmbito de um
protocolo assinado na quarta-feira, dia 7 de janeiro, com a
Direção-Geral do Consumidor.
O acordo estabelece a cooperação
entre as duas entidades no funcionamento do CIAC, com vista à
defesa dos direitos do consumidor, prestação de informação e
mediação nos conflitos de consumo.
Na ocasião foi também assinado um
protocolo na área do endividamento familiar, celebrado com o Centro
de Investigações Regionais e Urbanas (CIRIUS), estrutura onde
funciona o Gabinete de Orientação ao Endividamento do Consumidor,
com sede no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade
de Lisboa.
As ações a desenvolver, no âmbito
deste segundo acordo, passam pela colaboração no aconselhamento
financeiro a munícipes, na realização de atividades nas áreas do
ensino e da formação financeira e na prestação de consultoria na
gestão de orçamentos familiares e gestão do crédito.
O presidente da Câmara Municipal de
Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, sublinha a importância dos
protocolos na disponibilização de "meios humanos para prestação de
informação aos munícipes do concelho sobre os seus direitos
enquanto consumidores".
"É importante que em tempos que
dificuldades para as famílias, estas tenham próximo de si
informação sobre os direitos que a legislação lhes dá", por isso
essa informação será prestada a partir da autarquia e em estreita
colaboração com as juntas de freguesia, explicou.